Organograma
HANALÁ
Como um movimento democrático, o órgão máximo da Chazit São Paulo é a Hanalá, da qual todos os peilim participam e onde todas as decisões são tomadas por maioria de votos. Na hanalá todos tem o mesmo direito de voto, independente da idade e kvutzá.
HANAGÁ
A seguir está a Hanagá, formada pelo Mazkir, Rosh Chinuch, Rosh Vaadot e Guizbar, alinhados horizontalmente e responsáveis pela ligação entre os marcos Hanalá, Mazkirut e Chinuch e também pelo contato entre Chazit local e a Chazit continental. Abaixo apresentamos de forma um pouco mais detalhada os tafkidim (cargos) de cada membro da hanagá:
- Mazkir:Responsável pelo contato da Chazit com outras instituições judaicas tais como a Federação Israelita Paulista, o Conselho Juvenil Judaico Sionista, a CONIB, a própria CIP, entre outras. Além disso, é sua função gerenciar e coordenar os processos internos da Peilut (grupo de peilim) e da Chanichut (grupo de chanichim).
- Rosh Chinuch:Responsável pelo acompanhamento do trabalho dos madrichim bem como do processo educativo dos chanichim e do processo dos Bonim Beit (kvutzá pré-shnat). Deve estar em contato direto com os pais e com o Departamento de Juventude da CIP e centralizar o fórum educativo da tnua (chinuch).
- Guizbar:Responsável pela situação financeira da Chazit. Isso envolve orçamentos internos locais e continentais (como machanot, peilada e eventos), pedido de materiais, questões relacionadas a manutenção e auxílio com bolsas para chanichim e peilim.
- Rosh Vaadot:Responsável pela centralização de nossas comissões, que garantem o funcionamento interno da tnuá e responsável por centralizar o fórum chamado Mazkirut.
FÓRUNS
Da Chinuch tomam parte o Rosh Chinuch (responsável e centralizador do fórum), o Mazkir e os menaelim
(diretores) das shichavót (duas kvutzót com idade próxima).
Da Mazkirut participam o Rosh Vaadot (responsável e centralizador do fórum), o Mazkir, o Guizbar (representante da vaadat Guizbarut) e todos os Roshei Vaadot cada um representando uma vaadá (comissão de trabalho).
Vale ressaltar que tanto a Mazkirut quanto a Chinuch encontram-se lado a lado na estrutura e, apesar de terem membros obrigatórios, são fóruns abertos a todos peilim que desejarem participar.
Também é importante frisar que há um projeto com um centralizador que cuida do ativismo da Chazit: o Projeto Yalla, que organiza ações que contam com a participação que chanichim e peilim em constante parceria com ONGs e associações da sociedade civil.
KVUTZOT E VAADOT
Por fim as kvutzot (grupos etários de chanichim) e as vaadot (comissões) estão em outro nível pois recebem conteúdo e informações dos chuguim e da mazkirut respectivamente.
As Kvutzót de chanichim em São Paulo são:
- Garinim – Sementes (1º ano do E.F., 6 anos);
- Shovavim– Sapecas (2º ano do E.F., 7 anos);
- Solelim– Asfaltadores (3º ano do E.F., 8 anos);
- Omanim– Artesãos (4º ano do E.F., 9 anos);
- Guiborim– Heróis (5º ano do E.F., 10 anos);
- Kovshim– Conquistadores (6º ano do E.F., 11 anos);
- Nitzanim– Brotos (7º ano do E.F, 12 anos);
- Neurim– Jovens (8º ano do E.F, 13 anos);
- Mordim– Revolucionários (9º ano do E.F, 14 anos);
- Ofakim– Horizontes (1º ano do E.M., 15 anos);
- Amelim– Trabalhadores (2º ano E.M., 16 anos);
As kvutzot de peilim em São Paulo são:
- Bonim Alef – Construtores (3º ano E.M., 17 anos);
- Bonim Beit – Construtores (18 anos);
- Kvutzá Shnat(19 anos);
- Bogrim– Formados (20 e 21 anos).
Já nossas vaadot são:
- Chutz (Relacionamento externo)
- Chibur (conexão)
- Reshet (Rede)
- Yetsirá(Criação)
- Machol (Dança)
- Guizbarut(Tesouraria)
- Horim (Pais)
- ChaziTV (Canal do Youtube)
- Bait (Cuidados com a casa)
- Iton (Jornal)
- Kef (Integração)