Internet

Israel em Debate – 22/03/12

Escrito por André Wajnberg(Sheliach da Chazit Hanoar de São Paulo) e Uri Lam(Correspondente de Jerusalém)

TERRORISTA RESPONSAVEL PELAS MORTES 32 HORAS DE CERCO

Após quatro dias do atentado que matou três crianças e um adulto em uma escola judaica de Toulouse na França a policia francesa localizou o terrorista que cometeu este ato. Foram trinta e duas horas de cerco até que o terrorista começou a atirar nas forças de segurança e se atirou por uma janela e foi atingido por um tiro na cabeça. Foi divulgado que o criminoso filmou o atentado contra a escola e também o assassinato de três soldados franceses que ocorreu há mais de uma semana. Segundo a policia francesa ele tinha como objetivo divulgar as imagens na internet. Fontes francesas disseram que o terrorista pertencia ao grupo El Kaida e que cometeu o crime em nome das crianças palestinas e pela participação do exercito francês na ocupação do Afeganistão.

ISRAEL EM DEBATE: Quais são as vantagens de prender um terrorista vivo?

FAMÍLIAS DE VITIMAS ESPERAVAM QUE TERRORISTA FOSSE PEGO VIVO

Após o enterro das quatro vitimas dos atentados a Escola Judaica em Toulouse, as famílias em Jerusalém esperavam que o criminoso fosse julgado e paga-se pelo seu crime. Parentes próximos disseram que isto não diminuiria a perda que estão sentindo, mas seria importante como mensagem contra o terror. Na França e em Israel houve muitas criticas em relação à ação da policia francesa e o cerco que demorou 32 horas. Tanto a família Sandler, que perdeu três pessoas, como a família Monensoug decidiram enterrar seus entes queridos em Jerusalém em cerimônias nas quais participaram lideres do governo israelense. O primeiro ministro Bniamin Netanihau visitou as famílias em casa e mais uma vez disse que Israel estará ao lado de todas as comunidades judias do mundo.

ISRAEL EM DEBATE: Quais são as formas que o governo israelense pode demonstrar sua cooperação com as comunidades judaicas da diáspora? Área de segurança, outras?

FILHO DO PRIMEIRO MINISTRO BNIAMIN NETANIHAU É PUNIDO POR ESCAPAR DO EXÉRCITO

Iair Netanihau filho do primeiro ministro Bniamin Netanhiau deixou seu turno do exercito sem pedir autorização. Isto aconteceu na ultima sexta feira quando o jovem deixou sua base em Jerusalém e foi jantar na casa dos pais que fica na mesma cidade. Iair não avisou ninguém e quando voltou para a base e a fuga já era sabida. Foi julgado e recebeu 24 dias sem poder sair da base. Ele foi condenado por deixar o turno sem permissão e também por ter mentido para seus superiores quando voltou. Curioso é que Iair é o único soldado do exercito israelense que anda com dois guarda-costas. Eles seguiram seu trabalho normalmente na sexta-feira e acompanharam o jovem em sua fuga. Estavam cumprindo suas funções. E muito bem. Diferente do filho do primeiro ministro.

ISRAEL EM DEBATE: Não deveriam dar um desconto para o filho do primeiro ministro e não deixar-lo 24 dias sem sair para casa?

 

Israelenses e iranianos dizem não à guerra e trocam mensagens de amor

Fonte: http://www.haaretz.com/print-edition/news/iranians-shocked-by-israel-loves-iran-facebook-initiative-1.420069

Há uma semana, o casal israelense Roni Edry e Michal Tamir enviou a seguinte mensagem aos iranianos na rede social Facebook: “Nós jamais iremos bombardear o seu país. Nós amamos vocês”. Desde então, a rede social recebeu inúmeras mensagens com expresses de amor e admiração entre israelenses e iranianos. Segundo Roni, “os iranianos viram a nossa página e se entusiasmaram. Eles sempre pensaram que nós os odiamos. A força deste movimento é que ele vai além dos governos”.  Em resposta, um arquiteto iraniano de nome Majid iniciou uma iniciativa semelhante e abriu no Facebook a página “Iran loves Israel”. Segundo ele, “as reações à página foram extraordinárias. Não se esqueçam de que a internet no Irã é bloqueada e é muito difícil surfar na rede. Não tenho motivos para pensar que os israelenses são pessoas más, ao contrário: nos últimos dias descobri que eles são pessoas muito civilizadas”. A jovem iraniana Shaidi Shahin, que vive na Índia, comentou: “Quando li o que o casal israelense escreveu, comecei a chorar”.

Tamir afirmou: “Nós não somos ingênuos. Não é que o mundo irá mudar se dissermos “Eu te amo”. Todos nós temos medo, mas queremos parar (a guerra) um segundo antes que seja tarde demais. Será que podemos impedir a guerra? Quem sabe?”

ISRAEL EM DEBATE – Diante das possibilidades do Irã de construir bombas nucleares e das ameaças de Israel atacar as usinas nucleares do Irã para evitar uma ameaça nuclear, o quanto uma iniciativa popular, através de manifestações de paz e amor pelas redes sociais, é capaz de influenciar na decisão dos governos?

 

Comitê da Knesset cria lei que torna novas drogas ilegais

Fonte: http://www.jpost.com/Health/Article.aspx?id=262888

O Comitê de Trabalho, Bem estar Social e Saúde da Knesset declarou ilegais as seguintes drogas sintéticas comuns hoje nas ruas de Israel, conhecidas como “Big Brother”, “Herzl Makes You Fly,” “Extreme”, “Space Gold”, “iFeel”, “Sababa” e “Sebaba Chrome”.

A lista de drogas reconhecidas como ilegais vem sendo feita a partir do pedido do Ministério da Saúde e da Polícia de Israel. A maior parte dos ingredientes das drogas é importada da China. Segundo Katz, “devemos estar preparados para contrapor a velocidade com que são importadas estas drogas. Devemos fazer o que podemos para impedir o arriscado consume das mesmas pelos jovens”.

ISRAEL EM DEBATE – Como você acha que Israel deve lidar com a questão das drogas, quanto à repressão, programas de saúde e à educação?

 

Marchando descalço pelos direitos dos etíopes

 Ao fazer uma caminhada descalço entre Netanya e Jerusalém, Yayo Avraham chamou a atenção para os problemas pelos quais passa a comunidade etíope israelense. “Meus antepassados caminharam descalços do Sudão, nossos antepassados bíblicos caminharam descalços, é algo que nos conecta à terra”, explicou.

Há um mês, Avraham e outros ativistas montaram uma tenda diante da casa do Primeiro Ministro Biniamin Netanyahu, em Jerusalém, para protestar contra o racismo no país. Segundo ele, “95% dos estudantes da escola elementar Rambam em Netanya são filhos de imigrantes etíopes… é uma espécie de gueto moderno, onde eles colocam todos os etíopes em um só lugar”.

 

ISRAEL EM DEBATE – Qual é a sua opinião sobre esta acusação de racismo? O que se deveria fazer para haver uma melhor integração, em Israel, de judeus vindos do mundo inteiro?

 

MAER, MAER…

  • Maiores torcidas de futebol de Israel são do Betar de Jerusalém e do Macabi Haifa
  • Em uma semana os preços do pepino subiram 300% em Israel. É o frio intenso, ou especulação?
  • Atores israelenses farão parte do elenco do filme baseado no livro de Eli Wiesel “Dawn”
  • O lago Kineret, principal fonte de água de Israel, alcançou o seu maior nível em 5 anos. Ainda faltam, porém, quase 3 metros para alcançar o seu nível máximo.
  • Foi lançado um álbum póstumo com canções de Iossi Banai, interpretadas por grandes cantores israelenses. O nome do álbum é “Shirim Acharonim” (As Últimas Canções).

Tags:

Comments are closed.